O stress e os seus efeitos na visão
As condições de vida muito ativa e constantemente submetida à pressão pelo melhor emprego, desempenho, salário e vida social – quadro frequente no mundo moderno – estão cada vez mais nos levando ao estresse patológico. Ao contrário do estresse saudável, que representa uma reação normal do organismo visando a um melhor desempenho, o estresse patológico afeta negativamente a vida do indivíduo, levando a problemas de saúde, dentre estes os relacionados à visão, como a famosa “visão embaçada”.
Muito mais do que a simples conferência da ametropia do paciente (avaliar se este necessita de óculos), o médico oftalmologista pode diagnosticar as mais diversas doenças oculares, dentre elas a Coriorretinopatia Serosa Central, induzida pelo estresse patológico; e a miopização induzida pelo excesso de uso da visão.
A Coriorretinopatia Serosa Central se caracteriza pelo acúmulo de líquido na retina e pode levar a baixa visual importante, hipermetropia e tortuosidade das letras. Já a miopização induzida pelo excesso do uso da visão pode levar a queixas constantes que não melhoram com o uso dos óculos.
Em um mundo em que o estresse predomina e o uso da visão é cada vez mais necessário (seja no computador, celulares ou na leitura – situações em que se exige mais do olho), a consulta frequente com o médico oftalmologista é sempre indispensável.
Por Dr. Leandro Buzahr Nóbrega, médico oftalmologista do corpo clínico da Visus Centro Oftalmológico e especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!